31 January 2008

Diário duma planta num ovo




Se procurarem bem encontrarão duas pequenas plantas a furar a terra, dentro do ovo. De hoje em diante irei acompanhar o desenvolvimento destas plantinhas. Espero que não morram enquanto estiver em Caminha, esta é a altura das suas vidas que precisam de mais atenção, porque ainda são muito frágeis.

(Ana e Rui, as vossas plantas finalmente nasceram!)

30 January 2008

Fantasporto / "SUKIAKI WESTERN DJANGO" Takashi Miike, Japão

Selecção Oficial Cinema Fantástico - Competição
Longas metragens


WESTERN DJANGO



SINOPSE

Centenas de anos depois da Batalha de Dannoura (1185), numa remota aldeia na montanho, no Japão, a tensão volta a instalar-se. O gangue de branco Genji, ligado ao clã Minamoto,liderado por Yoshitrune e o gangue de vermelho Heike, do clã Taira, chefiado por Kiyomori, entram em confronto por causa de rumores de que por ali havia ouro. Quando um forasteiro sem nome, marcado por um passado negro e dono de notáveis habilidades com armas, chega à aldeia, agora uma vila fantasma, os grandes rivais especulam acerca do lado que ele escolherá. Lutas de poder, traição, luxúria e amor cobrem a terra com sangue, e a histórica rivalidade dos clãs parte para uma selvajaria típica dos "western spaghetti" no Japão. Um filme extravagante, realizado num tom de comédia negra e surrealismo que se inspira nos faroestes italianos série B, conta ainda com a aparição especial do realizador Quentin Tarantino, apreciador do género.
Realizado por Takashi Miike e com argumento de Takashi Miike e Masaru Nakamura.



Miike Takashi adiciona mais uma entrada à sua longa filmografia de 60 e tal títulos, agora com um western, inspirado nas produções italianas dos anos 60, maxime as assinadas por Sergio Leone e Sergio Corbucci. Corbucci dirigiu «Django» (1966), filme que, como é natural, inspirou o título desta verdadeira obra de fusão, mas a estrutura narrativa essencial deriva de Kurosawa Akira via Sergio Leone. «Sukiyaki Western Django» é, assim, mais um fechar de círculo de influências recíprocas Ocidente-Oriente: de «Yojimbo» (1961) para «A Fistfull of Dollars» (1964) para «Sukiyaki».

29 January 2008

Fantasporto / "VIRUS UNDEAD" Wolf Wolff & Omuthi, Alem.

Selecção Oficial Cinema Fantástico - Competição
Longas metragens


ESTREIA MUNDIAL(ainda não há muita informação acerca do filme, a não ser que percebam alemão...)




Filme sobre um virus mortal, trazido por pássaros que faz as pessoas ficarem com aspecto de zombies. Tudo acontece numa noite, numa pequena cidade alemã.

Fantasporto / "THE UNGODLY" Thomas Dunn, Esp./EUA

Selecção Oficial Cinema Fantástico - Competição
Longas metragens






Mickey, um jovem cineasta, grava Lemac com a sua câmara, um assassino em série, entretanto este comete um assassinato. Mickey investigou-o e encontrou-o antes da polícia apenas com um objectivo: chantageá-lo, ou Lemac será o protagonista do seu próximo documentário ou ele entrega o filme à polícia. Lemac cede e gradualmente, à medida que o vai conhecendo, Mickey começa a perceber o modo de pensar dum assassino. O que se segue é uma descida ao lado mais obscuro e perverso de Lemac, mas também de Mickey

Fantasporto / "EL ORFANATO" Juan Antonio Bayona, Esp.

Selecção Oficial Cinema Fantástico - Competição
Longas metragens




El Orfanato é um filme do espanhol Juan Antonio Bayona e com o apoio do realizador de El labirinto del fauno, Guillermo del Toro (aqui presente na produção) e aparentemente estes dois filmes partilham o mesmo tipo de ambiente.

É um filme sobre a infância e a morte. Conta a história de Laura (interpretada por Belén Rueda), uma mulher na casa dos trinta que, juntamente com o seu marido Carlos (Fernando Cayo) e o seu pequeno filho Simón (Roger Príncep), se muda para o orfanato onde ela foi criada. Administrar um orfanato é suficientemente desafiante para a família sem hipotéticos fantasmas a passear pelos corredores.

28 January 2008

John Coltrane e Johnny Hartman - "My one and only love"

E com o saxofone de Coltrane dou o dia por terminado.




Não condegui resistir a Miles Davis - Blue in green

Rufus - Get Happy

Sim, mais uma vez o Rufus... Acontece que quando vi isto senti que tinha de o despejar neste depósito para ver uma e outra vez, as vezes que me apetecer.

A outra face

Estava a dar uma vista d'olhos a um blog (http://kontratempos.blogspot.com/) e encontrei isto por acaso, a propósito de Simone de Beauvoir e da famosa frase "não nascemos mulheres, tornamo-nos mulheres". Achei estas compilações lindas! Preciei sobretudo a associação das imagens com as suites para violoncelo de Bach que, já agora, recomendo que as oiçam interpretadas por Pieter Wispelwey.



Fantasporto / "THE FERRYMAN" Chris Graham, Nova Zelândia

Selecção Oficial Cinema Fantástico - Competição
Longas metragens


Sinopse
Um grupo de jovens turistas aluga um barco no Pacífico Sul para as férias das suas vidas. Lutam contra uma entidade que exige vingânça a qualquer custo. No meio do oceano e sem ajuda à vista, descobrem que...


Fantasporto / "Silent Resident" Christian Frosch, Aus., Ale., Lux., Hun.

Selecção Oficial Cinema Fantástico - Competição
Longas metragens



SILENT RESIDENT



Sinopse

Silent Resident, o novo "thriller" de ficção científica do director austríaco Chrostina Frosch, começa com uma jovem mulher a abandonar o seu marido agressivo. No entanto, longe de resolver os seus problemas, encontrámo-la numa posição ainda mais assustadora. A sua vida torna-se ainda mais sinistra que a vida deixada para trás. Hannah (Brigitte Hobmeier) é uma entre os milhões de pessoas sem face que habitam uma metrópole vagamente futurista e sem nome. Todos os residentes vivem em arranha-céus, blocos de apartamentos auto-suficientes que lhes permite viver e trabalhar no mesmo local. Quando Hannah consegue por fim escapar do marido, Branco (Xaver Hutter), após uma relação de violência persistente, os seus amigos ajudam-na a mudar-se para um piso mais elevado do seu complexo. Além disso, Hannah consegue iniciar uma nova relação com um detective chamado Hauks (Martin Wuttke). Mas a sua vida começa rapidamente a apresentar algumas falhas: suspeita estar sob vigilância contínua e parece que o seu ex-marido desapareceu completamente. Mesmo a sua recente relação e os seus amigos mais próximos começam a tomar estranhas dimensões, nomeadamente a evidência emergente de que Hauks pode estar a planear algo contra ela. Hannah é ainda atingida pela história da mulher que viveu no seu apartamento antes dela e que se atirou pela janela.

27 January 2008

Os Amigos de Gaspar

A Árvore dos Patafúrdios


A quem possa interessar informo que estavam cheios de razão. "Os amigos de Gaspar" era uma série da minha meninice e eu e a minha irmã não perdiamos um episódio. Que saudades!

O guarda Serôdio (a minha personagem favorita)

She Wants Revenge

I don't want to fall in love


...me neither.

Fantasporto / "SHROOMS" Paddy Breathnach, Irlanda

Selecção Oficial Cinema Fantástico - Competição
Longas metragens



Sinopse
É com grande motivação que cinco estudantes americanos chegam à Irlanda para acamparem com Jake, um velho compincha. Jake prometeu-les a "viagem das suas vidas" porque, segundo ele, na Iralanda estão os melhores cogumelos mágicos do mundo. Uma vez instalados as coisas não parecem tão engraçadas. Bluto, um dos amigos, está desaparecido. Tara julga que ele morreu porque está convencida de ter visto a sua morte anteriormente, mas ninguém acredita nela, julgam-na simplesmente cansada. Estão todos cansados. Conforme a paranoia vai crescendo, o medo de algo também aumenta, algo que os observa, algo que está a trás do seu sangue e que não parará até todos estarem desgastados.


Dead Combo na ZDB

Dead Combo na Fnac de Coimbra




Quando a alma não é pequena




Ontem fui ao concerto dos Dead Combo na ZDB. Foi um concerto muito bom, apesar de curto. Não estava com muita vontade de sair mas acabei por me divertir, graças ao concerto e graças à companhia. Mas a noite podia ter corrido muito mal porque quando chegámos à ZDB informaram-nos que os bilhetes estavam esgotados, só entravam pessoas com reserva. Lá conseguimos comprar os bilhetes de pessoas que não apareceram e assim assistir ao concerto. E se anoite correu bem foi em grande parte devido à companhia. Obrigada Ana, Poca, Brighton e Aureo. Depois ainda fomos um bocado ao Clandestino que estava a passar Pixies e Pearl Jam.

www.deadcombo.net
www.myspace.com/deadcombo

Fantasporto / "REC" Jaume Balagueró e Paco Plaza, Esp.

Selecção Oficial Cinema Fantástico - Competição
Longas metragens


REC


Sinopse

Angela é uma jovem reporter de uma televisão local que uma noite seguirá um grupo de bombeiros com a sua câmara, com a secreta esperança de poder viver em directo o impacto de um incêndio. O turno laboral transcorre tranquilamente até que recebem a chamada de uma anciã que ficou fechada na sua casa... Este será apenas o começo de um grande pesadelo e de uma trágica reportagem única no mundo, a partir do momento em que se descobre que um estranho virus se propagou no interior do edifício, posto de quarentena e cuja única saída foi bloqueada pelas autoridades.

26 January 2008

She Wants Revenge - Tear You Apart

Tear you apart

Add to My Profile | More Videos


Hoje não consigo tirar esta música e este vídeo da cabeça. Faz-me lembrar um episódio marcante muito parecido com o do vídeo. O motivo porque não o consigo tirar da cabeça esta noite é porque poderia estar neste momento com um dos protagonistas do episódio, mas optei pela distância. E pergunto-me muitas vezes se só eu me recordo destes momentos, será que os outros passam por eles e conseguem manter-se incólumes?

Citação

"Se no céu também não se pode fumar, então não vou."

Mark Twain (1835-1910)
in Público

Dedico esta citação à Ana, Aureo e companhia devido à sua revolta em relação à nova lei do tabaco.

Citação

"Cresceu-me uma pérola no coração, só não tenho a quem a deixar."

Al Berto (1948-1997)
in Público

Cecchini na Praça de Espanha (Roma)

O artista-activista Graziano Cecchini voltou a manifestar-se, desta vez na escadaria da Praça de Espanha, em Roma. Depois de, no ano passado, ter tingido a àgua da Fonte de Trevi de vermelho este ano,no dia 16 de Janeiro, largou uma cascata de bolas coloridas nas escadas que "desaguam" na Praça de Espanha. Fez as delícias de quem teve a sorte de estar presente no momento. Eu bem gostaria de ver a barca de Bernini cheia de bolas coloridas.


Praça de Espanha







Fonte de Trevi

25 January 2008

Fantasporto / "MOTHER OF TEARS" Dario Ragento, Itália

Selecção Oficial Cinema Fantástico - Competição
Longas metragens


Mother of Tears




Deve ser um (o?) dos filmes de terror mais aguardados dos últimos tempos - "La Terza Madre" de Dario Argento, o terceiro e último capítulo de uma mítica trilogia iniciada há precisamente 30 anos com o extraordinário "Suspiria" pelo realizador de obras como "Profondo Rosso" ou "Phenomena", trilogia essa interrompida (e só agora retomada) após o fracasso comercial do segundo opus, "Inferno" (1980).

Dario Argento declarou à revista francesa Mad Movies que este é o filme mais gore que alguma vez rodou e que foi criado no mesmo estilo das suas obras dos anos 70 (que muitos fãs consideram ser o seu período de ouro). As reacções às poucas exibições que o filme teve em festivais têm sido mistas, mas nada que tolde o entusiasmo em torno da obra.

Argento é um dos nomes de referência do cinema fantástico Italiano desde o início dos anos 70. Capaz de fazer algumas das maiores obras dos respectivos géneros ("Suspiria", "Profondo Rosso") como também títulos francamente fracos ("Trauma", "Ti Piace Hitchcock?"), os seus mais recentes trabalhos foram dois episódios para a série "Masters of Horror" - "Jenifer", na primeira temporada, e "Pelts", na segunda. O seu último filme estreado nas salas foi "Il Cartaio - O Jogador Misterioso", que foi editado em Portugal directamente em DVD numa edição unicamente dobrada em inglês. Por cá, a última obra que vimos nos ecrãs grandes portugueses foi "O Fantasma da Ópera" em... 1999.


SINOPSE

"An urn discovered in a grave is turned over to the Rome museum, where Sarah Mandy (Asia Argento) is studying art restoration. And so is the dark cabbalistic prophecy of the Second Age of Witches set into motion. With the seal of the urn broken, the powers of Mater Lachrymarum, the Mother of Tears, the cruellest and most beautiful of the fabled witches known as the Three Mothers - are restored. Soon, Sarah’s colleague (Coralina Cataldi-Tassoni from Opera) meets a gory death at the hands of demons unleashed from the urn, and havoc explodes in the streets of Rome as a wave of suicide and violent crime heralds the dark priestess’s rebirth. Pursued by the witches who descend upon the city to pay homage to their queen, Sarah is aided by the ghost of her mother (Daria Nicolodi, Asia’s actual mother), a white witch. As Rome burns, the key to breaking the supernatural chaos presents itself in the form of a powerful book."


24 January 2008

Fantasporto / "LOS CRONOCRIMINES" Nacho Vigalondo, Espanha

Selecção Oficial Cinema Fantástico - Competição
Longas metragens



Sinopse

Um homem que viaja aidentalmente ao passado e encontra-se consigo mesmo. Uma rapariga nua no meio do bosque. Um estranho indivíduo com a cara coberta de ligaduras cor-de-rosa. Uma inquietante mansão na ladeira de uma colina. Peças de um puzzle imprescindível que conduzem a uma insólita forma de crime.

Quem é o assassino?

Quem é a víctima?

Los Cronocrimines

Fantasporto / "LA HABITACIÓN DE FERMAT" Luis Pedrahita, Rodrigo Sopeña, Espanha

Selecção Oficial Cinema Fantástico - Competição
Longas metragens



Sinopse

Quatro matemáticos que não se conhecem são convidados por um misterioso anfitrião, com o pretexto de resolver um grande enigma. A sala onde se encontram é um quarto minguante que os encrustará se não descobrirem a tempo o que os une e porque quererá alguém assassiná-los.

Fantasporto / "INSIDE" Julien Maury e Alexandre Bustillo, França

Selecção Oficial Cinema Fantástico - Competição
Longas metragens




Sinopse

Sarah (Alysson Paradis), uma jovem fotógrafa, está sozinha na véspera de Natal. Tem estado sozinha desde que o marido morreu num trágico acidente de automóvel. Este é o último dia que ela tem para passar em casa antes de ir para o hospital induzir o parto. A calma é interrompida por alguém a bater à porta. Confrontada por uma mulher misteriosa (Béatrice Dalle), Sarah fica imediatamente alerta e recusa-se a deixá-la entrar; no entanto a mulher não vai embora. Sara fica com medo e chama a polícia. Nas sombras, lá fora, a mulher observa-a através das janelas. Mas quando a polícia chega a mulher tinha ido embora. Devido a distúrbios noutro bairro, o polícia conforta Sarah e parte. Sara fecha-se em casa, ignorando que a mulher está dentro de casa. Enquanto sente as primeiras contracções, Sarah faz tudo para se defender desta mulher desejosa por levar-lhe uma coisa...

INSIDE (L'INTERIEUR)

Fantasporto / "I'M A CYBORG, BUT THAT'S OK" Chan-wook Park, Coreia do Sul

Selecção Oficial Cinema Fantástico - Competição
Longas metragens - Orient Express





Cha Yeong-gun (Im), uma jovem mentalmente perturbada, é internada numa instituição psiquiátrica depois de uma aparente tentativa de suicídio. Yeong-gun recusa alimentos porque acredita ser uma ciborgue, capaz de se tornar uma máquina de morte (se, ao menos, conseguir recarregar as baterias) e de conversar com luzes fluorescentes e máquinas de café. Quando o tratamento psiquiátrico não produz resultados e o seu organismo rejeita a alimentação forçada, Park Il-sun (Jeong), um paciente que se afirma capaz de roubar traços de personalidade alheios, tenta convencê-la a comer, utilizando argumentos compatíveis com o seu estado mental.



Depois de terminada a sua “Trilogia da Vingança” («Mr. Vengeance», «Oldboy», «Lady Vengeance»), Park Chan-uk dedicou-se a um projecto de menor dimensão e agora adequado para quase todos os públicos (M/12 na Coreia). O escalão etário não é garante de bons resultados de bilheteira e «I'm a Cyborg, But That's O.K.» seria retirado da maioria dos cerca de 280 ecrãs onde estava a ser exibido, duas semanas depois da estreia, devido à fraca resposta por parte do público e à necessidade de disponibilizar salas para outras estreias fortes no período de Natal, nomeadamente «The Restless» («Jungcheon»), do mesmo distribuidor.

A performance decepcionante do filme não seria esperada tendo em conta os nomes fortes envolvidos. Park tornou-se um realizador “popular”, com os êxitos de «Oldboy» (2003) e «Sympathy for Lady Vengeance» («Chinjeolhan Geumjassi», 2005), ambos com mais de três milhões de bilhetes vendidos, os quais lhe trouxeram também vários prémios internacionais, maxime o Grand Prix de Cannes para o primeiro. O elenco é encabeçado por duas jovens estrelas: Im Su-jeong 1, uma das mais populares jovens actrizes coreanas, e Jeong Ji-hun, cantor pop de sucesso, que grava sob o artístico Bi (Rain, na forma inglesa).

Fantasporto / "HOW TO GET RID OF OTHERS" Anders Ronnow Klarlund

Secção Oficial Cinema Fantástico - Competição
Longas metragens




SYNOPSIS

To All Ministries

Re: The New Copenhagen Criteria

IDENTIFICATION

20 percent of the Danish population uses 60 percent of the State's collective budget. Proposal #687 of March 12, 2006 - regarding changing the conditions for maintaining civic rights - demands a guide for differentiating between citizens in order to easily and surely identify the above-mentioned 20 percent. The guide sets the following criteria by which the citizens should be sorted.


THE NEW COPENHAGEN CRITERIA

ad 1 : Citizens that have received, over a long period of time, welfare or other social support, with the exception of state pension.
ad 2: Citizens who have willingly bypassed Danish law for the purpose of personal gain, including social fraud, systematic moonlighting, tax evasion, etc.
ad 3 : Drug addicts and those who abuse recreational drugs, alcohol, etc.
ad 4 : People who place excessive strain on the hospital system, far above the average.
ad 5 : People who are incapable of caring for their own children.
ad 6 : People who are out of work for unusually long periods of time. Including pensioners who have been invalided prematurely.
ad 7 : People who have lived on the edge of the law for many years. Those who have often been in contact with the courts, swindlers, criminals, even though they haven't necessarily been convicted.

PARDON/EXEMPTION FROM PUNISHMENT

ad 1 : It isn't enough to live up to a single criterion. It is recommended that at least three criteria are achieved before punishment is meted out.

ad 2 : If an individual citizen - even though the person in question qualifies for several criteria - can provide some sort of proof that he or she has contributed to any kind of unselfish activity for the benefit of the common good then the individual will be free from punishment.

Title: HOW TO GET RID OF THE OTHERS
Original Title: HVORDAN VI SLIPPER AF MED DE ANDRE
Director(s): Anders Rønnow Klarlund
Director of Photography: Morten Søborg
Editor: Molly Marlene Stensgård
Screenwriter(s): Anders Rønnow klarlund
Genre: Satire comedy
Length: 94 minutes
Screen Ratio: 1:1,85
Language spoken: Danish
Country of Origin: Denmark
Year of Production: 2006
Producer(s): Louise Vesth
Executive Producer(s): Peter Aalbæk Jensen
Production Company: Zentropa
Domestic release: 2007

RUFUS WAINWRIGHT - Somewhere Over the Rainbow (Palladium)


Get your own TV Channel on Chime.TV!

RUFUS WAINWRIGHT - HALLELUJAH


Get your own TV Channel on Chime.TV!

RUFUS WAINWRIGHT


Get your own TV Channel on Chime.TV!

23 January 2008

Heath Ledger

Esta manhã, assim que acordei, liguei a televisão nas notícias. A primeira coisa que vi foram palavras soltas "Heath, Ledger e morreu". A frase desapareceu logo do ecrã, a notícia tinha terminado naquele momento. Interroguei-me se ainda estaria a sonhar, ou se teria interpretado mal a notícia. A caminho do trabalho obtive a confirmação no rádio.

R.I.P.


Revelada a primeira imagem de Heath Ledger como Joker


"A primeira imagem do ator Heath Ledger como o Joker foi, enfim, revelada. E impressiona. No site "ibeliveinharveydenttoo", a foto do palhaço do crime surge sobre outra, a do personagem Harvey Dent (Aaron Eckhart), candidato a promotor de Gotham. Agora o "santinho" de Dent aparece pichado (?) pelo Joker, que aparentemente também acredita no candidato. Nos quadrinhos, já promotor, Dent acabaria transformando-se noutro arquiinimigo do Batman: Duas-Caras. Seria ele o vilão do próximo filme? Com o título de "The dark knight", a sequência de "Batman begins" tem novamente Christian Bale como o homem-morcego, Christopher Nolan na direção e a sua estreia está prevista para 18 de julho de 2008 nos EUA." (http://oglobo.globo.com/blogs/Gibizada/post.asp?t=revelada_primeira_imagem_de_heath_ledger_como_coringa&cod_Post=58929&a=48)





"O trajecto até Brokeback Mountain

Ledger (cujo verdadeiro nome era Heathcliff Andrew) começou a semear a fama em filmes para adolescentes como 10 Things I Hate About You, de 1999, e A Knight’s Tale, lançado em 2001. O papel de um guarda prisional suicida em Monster’s Ball, película de Marc Foster estreada em 2001, catapultou a carreira do actor para outro patamar. Um ano antes, as potencialidades de Ledger como actor dramático haviam já sido atestadas em The Patriot, um épico sobre a revolução americana com Mel Gibson no papel principal.

Entrevistado em 2005 pelo jornal escocês Glasgow Herald, o actor mostrava-se determinado a tomar em mãos o rumo da sua própria carreira: “Senti que estavam a fazer escolhas por mim. Então decidi que era tempo de encontrar as boas histórias e testar-me. Tem sido um ano interessante, em que tenho finalmente uma sensação de realização.

Em 2006, seria distinguido com uma nomeação para o Óscar de Melhor Actor pelo papel do cowboy homossexual Ennis Del Mar em Brokeback Mountain, do realizador Ang Lee. Foi durante a rodagem deste filme que conheceu a actriz Michelle Williams, com quem viria a ter uma filha, Matilda, nascida em 2005. O casal separou-se em 2007." (http://ww1.rtp.pt/noticias/index.php?article=321715&visual=26&tema=5)

22 January 2008

Fantasporto / "DOLINA", Zoltán Kamondi

Selecção Oficial Cinema Fantástico - Competição
Longas metragens


DOLINA

"Dolina" é um filme de Zoltán Kamondi, resultado de uma parceria entre a Hungria e a Roménia.
Trata-se de uma história húngara sobre Bogdanski Dolina, uma cidade imaginária, cidade-estado conquistada por "gente do norte" que estabeleceu uma sociedade baseada no terror e dirigida por uma estranha seita de monges com barbas postiças de reminiscências egípcias. Retrata a vida diária de um homem comum, a quem não sucede nada de excepcional. Entretanto toda a gente tenta sobreviver no mundo sinistro e cruel de Bogdanski Dolina. O ponto de partida do realizador foi a pergunta:"Como seria viver numa cidade, ou numa região onde o terror tenha vencido? Por exemplo, como seria a Espanha hoje em dia se a ETA estivesse no poder?". "Dolina" é filmado com um tom documental e surrealista, que fala de liberdade e está baseado na obra de Ádám Bobor, "A visita do arcebispo". Ádám Bobor complementa a ideia do realizador com a sua visão do terror como um fenómeno da natureza, sobretudo nos lugares onde o terror reinou durante décadas. Viver nesse reino de terror, submetidos à sua loucura, à sua falta de sentido ou lógica do mais forte, o carácter individual, o modo de pensar e o comportamento humano são absorvidos completamente e a um dado momento incorporados no terror, que por sua vez se reinventa constantemente, independentemente do tipo de ditadura ou, inclusivamente, democracia que momentaneamente sustente esse terror.

Segundo a Variety Zoltán Kamondi, que comentava o seu filme anterior em Cannes, "Senderos de Muerte y Ángeles", parece estar a recorrer a territórios fellinianos.

Fantasporto / "CECILIE" Hans Fabian Wullenweber

Selecção Oficial Cinema Fantástico - Competição
Longas metragens


CECILIE





O segundo filme é dinamarquês e foi realizado por Hans Fabian Wullenweber.

Este filme conta-nos a história de Cecilie, uma professora que saiu recentemente de um hospital psiquiátrico, devido a distúrbios provocados pela violação de que foi vítima. Ela vê-se obrigada a enfrentar de novo as recordações da sua violação dao ser constantemente assediada pelas visões do fantastma de uma menina que também foi vítima de violação e que exije justiça. Cecilie terá de confrontar-se com as exigências do fantasma da menina, com a incredulidade da comunidade e do próprio marido ao mesmo tempo que tenta impedir o "serial killer" de voltar a atacar.

Para não dizermos que fomos ao engano, como muitas vezes nos tem acontecido, deixo aqui uma opinião que pareceu relevante:

" (...)'Cecilie' has got nothing new in mind. This movie sadly repeats clichés seen a thousand times before.(...) This is a haunting-story like most of them; the dead returns in spirit-form to undo injustice perpetrated against them in life. There's nothing disturbing or the least scary in this classic setup.(...)It saddens me that the danish film industry spends money on such worthless movies. All known & talented actors are casted, but none of them able to raise this movie above the ridiculously dull, lame and unoriginal." www.imdb.com/title/tt0494216/usercomments

21 January 2008

Fantasporto / "ARTEFACTS" Giles Daoust

Pois é, está aí a chegar aquele acontecimento pelo qual aguardo ansiosamente um ano inteiro: o Fantasporto! O Fantasporto começa a 25 de Fevereiro e termina a 9 de Março e eu espero ter condições monetárias de lá ir.
Parece que vão passar filmes do fantas em algumas salas Lusomundo, no resto do país. Foi pelo menos o que consegui apreender do que foi publicado no site oficial do fantas http://www.fantasporto.com/ . ( Dolce Vita Porto,Glicínias Aveira, Braga Parques, Dolce Vita Coimbra, Fórum Coimbra, Gaia Shopping, Parque Nascente Gondomar, Norte Shopping Matosinhos, Dolce Vita Douro Vila Real e Fórum Viseu, segundo publicidade no Público).
A partir de hoje e até ao início do fantas colocarei aqui informações sobre os filmes, realizadores, movimentos, etc que estarão presentes no fantas deste ano.


---------------------------------------------------------------------------------


Hoje começo pela Selecção Oficial Cinema Fantástico - Competição, Longas Metragens, da qual faz parte o realizador francês Giles Daoust que realizou "Last night on earth", em 2004, "The room", em 2006 e este ano será representado pelo filme "Artefacts". http://www.gilesdaoust.com/


ARTEFACTS





THE ROOM

Justificação

Olá a todos.
Há mais de um mês que não coloco nada neste blog devido a problemas técnicos. A certa altura estive quase a desistir. Entretanto descobri uma forma alternativa para entrar no meu blog. Portanto recomeço hoje a colocar apontamentos.
Beijos e vão aparecendo.