02 March 2007

Casa da Música





Este ano fui uns dias mais cedo para ao Fantasporto, os meus amigos só chegaram uns dias depois, o que me permitiu deambular sozinha pela cidade. Num desses passeios dei por mim à porta da Casa da Música. Resolvi entrar e dar uma vista d'olhos. Pela módica quantia de 3€, se a memória não me falha, pude fazer uma visita guiada a todo o edifício, tive direito a uma guia exclusiva porque naquela altura não havia mais ninguém a comprar bilhete. Fui acompanhada de uma rapariga nova muito simpática que falava de forma simples e cuidada. A guia mostrou-me várias salas que podem ser utilizadas pelos utentes, bastando para tal marcar, mostrou locais onde fazem formação e eventos lúdicos com crianças, o grande auditório, o pequeno auditório, etc. Qualquer pessoa pode entrar gratuitamente no edifício e visitá-lo à vontade, a única zona restricta é a dos camarins, além disso só se pode entrar no grande auditório nos intervalos dos ensaios, podendo aí permanecer até ao intervalo seguinte, desde que em silêncio obviamente. Fiquei admirada com a versatilidade dos vários espaços e a aplicação de vidro no grande auditório que à partida não é um material com propriedades acústicas, daí que o tenham utilizado em formato curvo. Os outros materiais predominantes são o betão e o metal, fazendo deste edifício uma homenagem à arquitectura contemporânea.

No comments: