24 January 2008

Fantasporto / "I'M A CYBORG, BUT THAT'S OK" Chan-wook Park, Coreia do Sul

Selecção Oficial Cinema Fantástico - Competição
Longas metragens - Orient Express





Cha Yeong-gun (Im), uma jovem mentalmente perturbada, é internada numa instituição psiquiátrica depois de uma aparente tentativa de suicídio. Yeong-gun recusa alimentos porque acredita ser uma ciborgue, capaz de se tornar uma máquina de morte (se, ao menos, conseguir recarregar as baterias) e de conversar com luzes fluorescentes e máquinas de café. Quando o tratamento psiquiátrico não produz resultados e o seu organismo rejeita a alimentação forçada, Park Il-sun (Jeong), um paciente que se afirma capaz de roubar traços de personalidade alheios, tenta convencê-la a comer, utilizando argumentos compatíveis com o seu estado mental.



Depois de terminada a sua “Trilogia da Vingança” («Mr. Vengeance», «Oldboy», «Lady Vengeance»), Park Chan-uk dedicou-se a um projecto de menor dimensão e agora adequado para quase todos os públicos (M/12 na Coreia). O escalão etário não é garante de bons resultados de bilheteira e «I'm a Cyborg, But That's O.K.» seria retirado da maioria dos cerca de 280 ecrãs onde estava a ser exibido, duas semanas depois da estreia, devido à fraca resposta por parte do público e à necessidade de disponibilizar salas para outras estreias fortes no período de Natal, nomeadamente «The Restless» («Jungcheon»), do mesmo distribuidor.

A performance decepcionante do filme não seria esperada tendo em conta os nomes fortes envolvidos. Park tornou-se um realizador “popular”, com os êxitos de «Oldboy» (2003) e «Sympathy for Lady Vengeance» («Chinjeolhan Geumjassi», 2005), ambos com mais de três milhões de bilhetes vendidos, os quais lhe trouxeram também vários prémios internacionais, maxime o Grand Prix de Cannes para o primeiro. O elenco é encabeçado por duas jovens estrelas: Im Su-jeong 1, uma das mais populares jovens actrizes coreanas, e Jeong Ji-hun, cantor pop de sucesso, que grava sob o artístico Bi (Rain, na forma inglesa).

No comments: